segunda-feira, 16 de abril de 2018

...MEUS REGISTROS DE COMO COMEÇOU O PIONEIRISMO DE UM BELÍSSIMO HOTEL DE SERRA, DE ENPRESÁRIOS VISIONÁRIOS, MUITO A FRENTE DESEUTEMPO!"EMBRIONADO" NO CORAÇÃO DA SERRA, POR "SEU"FRANCISCO MARTINS!...MEU SAUDOSO PAI, UM GÊNIO À TODA PROVA NESTE RAMO... TORNOU SE TABÉM, MEMÓRIAS MARAVILHOSAS PARA MIM E MINHA FAMÍLIA! PARABÉNS PRESIDENTE CAROLINA PONTES E EQUIPE! O REMANSO CONTINUA LINDO, GRAÇAS A DEUS!
Ícone do Turismo no maciço do Baturité-Ce, em 20/11/2022, fazendo 58 anos!
Foto: Diário do Nordeste Fábio Lima

. HISTÓRIA DE SUCESSO QUE EM 2022 ESTÁ COMPLETANDO 58 ANOS.  REMANSO HOTEL DE SERRA-GUARAMIRANGA-CEARÁ

PIONEIRISMO NO TURISMO DO CEARÁ!
Lazer e e Turismo Sustentável de Primeiro Mundo na Serra de Guaramiranga Ceará Brasil, se Construiu Com Muita Luta e Perseverança a Quase 54 Anos.A partir do então sítio Granja Remanso, que no ano de 1964 era apenas, mais um sítio como muitos outros que, já existiam na então distante e de sofrível acesso serra de Guaramiranga daquele ano..Não raro com as chuvas, caiam barreiras interditando o acesso. Que à época normalmente eram feitos por jipes, rurais, Etc... e caminhões que escoavam a produção dos gostosos frutos da serra. Nos altos do Maciço do Baturité, onde se dormia cedo e bem agasalhado do frio, que à época atingia 9º C. Onde se vivia unicamente da produção de banana, xuxu e café que era um dos melhores do mundo por peculiaridades exclusivas da Serra. 
Foto de aproximadamente 1967, vê se acima na casa as iniciais "G.R.", Referia se a Granja Remanso.
Aí foi onde tudo começou, com umas 4 ou 5 mesas, distribuídas no salão com mosaicos estilo"flor de algodão"
importado de Portugal até hoje estão conservados lá no piso.   Tinha também uma lareira, com todos os apetrechos próprios de bronze. Numa espécie de copa a direita de quem entra no salão ficava um móvel bem trabalhado um "buffet", importante móvel histórico do Remanso.   Este móvel raro é o mesmo que se encontra a direita de quem entra no restaurante atual, uma espécie de cristaleira.   Atualmente ainda utilizado normalmente como apoio no trabalho dos garçons.
No mesmo prédio existiam 5 apartamentos tipo suítes, com banheira (hidro massagem) água quente e natural. Tinha também uma cozinha espaçosa. Um grupo moto gerador diesel de um pistão, normalmente só funcionava a noite, com hora predeterminada para desligar. Dava um bocado de trabalho para pegar, para tal tinha se que usar uma manivela. E, ficava logo acima da casa na barreira, nesta foto original se vê a "casa do motor" no canto esquerdo elevado da casa, este fornecia luz elétrica para as duas casas.   A água era elevada para a caixa d'água por um aríete hidráulico, que ficava abaixo da atual passarela, próximo da então quadra de tênis. Na outra casa abaixo ao lado do lago, que chamávamos a casa da sinuca, tinham mais quatro apartamentos no mesmo estilo e à frente entrava se pelo salão de jogos, onde tinha uma sinuca americana, também permanece no Remanso at´[e hoje e uma mesa de ping pong.
                         
                                   Dona Conceição e Seu Chico Martins, na frente do seu Jipe.
                                              Remanso Hotel de Serra, aproximadamente 1967..
  Dona Conceição e o  seu Chico Martins 
na frente do seu Jipe.
Remanso Hotel de Serra, aproximadamente
1967.


 Chico Martins e dona Conceição Martins; Foto de aproximadamente 1967. Foto histórica do que se tornaria o Remanso Hotel de Serra, os recém investidores de Fortaleza, compradores  do sítio  com esta mansão da época, pretendiam ter retorno evidentemente, do dinheiro empregado na compra de uma mansão circundada de floresta e muito pernilongo,  pretendiam vê-lo transformado num tipo de hotel de serra.   Porém, embora fossem homens de negócios bem sucedido  nenhum era deste ramo,  que aliás a palavra turismo, no nordeste e no Ceará de então principalmente, era palavra quase que desconhecida. Pois bem, 9 pessoas já tinham sucumbido na confiança e esperança destes senhores investidores fazer acontecer de modo que "nascesse e crescesse" uma atividade totalmente pioneira o turismo, mais difícil ainda fazê lo em cima de uma serra distante do grande centro, turismo este é o termo que muitas décadas depois, a suor e lágrimas de uma equipe capitaneada no "front" pelo "Chico do Remanso" (apelido como ficou conhecido no maciço do Baturité), viria a se tornar familiar nesta nova atividade empresarial serrana.


                                             Foto tirada por volta de 1971
                                            Da esq. p/ direita: Robinson Martins, Roberto Martins, Francisco
                                            Martins, Ronath Martins (menino), Dona Conceição .Martins, Dezirée                                                  (menina), Marcia Martins, Roberto Castro (garçom), Zé Martins, J. Valdo                                               de Sousa, Edvard Pinto, Tia da Dezirée, Mãe e Tio da Dezirée                                                                (visitantes).
                                                                         
Quase impossível  fazer decolar um hotel a 116 km de Fortaleza com todas as dificuldades da distância, num interior e principalmente em cima de uma  serra com todas as suas intempéries, estradas ruins, barreiras caindo e impedindo a passagem nas estradas, etc....Que para completar estrutura para apoiar a implantação dum empreendimento destes não é nada difícil de imaginar que era zero, seja por parte da união, estado ou município.. Ainda mais a Serra vivia apenas de extrativismo onde ainda predominava a plantação de café.   Ou seja a serra de Guaramiranga de então era só de sitiantes;   Por estas e outras "impossibilidades", que seu Martins logo iria descobrir porque ninguém tinha conseguido "gerar a criança", e 10 empreendimentos com muito dinheiro foram "nocalteado até a lona".   Só para se ter uma ideia para se comprar 6 ovos nenhuma mercearia das poucas que existiam do Pacoti e do Guaramiranga tinha para vender.   Numa destas o determinado  Chico Martins, foi conseguir com um senhor que pela sua bem querença pelo povo de Guaramiranga hoje de saudosa memória é nome de Rua o Sr. Ciro Café, que comovido com o esforço do Martins saiu falando com as vontadosas senhoras donas de casa que criavam galinha no fundo do quintal para inteirar meia dúzia de ovos...
                                                                                 
                                          No Futsal, tínhamos um time campeão,
                                          Esq. p/ dir.: Alfredo (garçom), Fco. (Chico) Martins,
                                          Edvard Pinto goleiro (Recepcionista), Zé Martins
                                         (da gerência) e Adalberto (Neguim), convidado por-
                                         que era um gênio na bola. Ano 1968.
                                         Eis aqui o maior vetor de "marketing" e integração
                                         (num tempo em que este termo ainda não era nem
                                          conhecido por aqui) dos ex sítio Granja Remanso
                                          com todo o maciço do Baturité.   Todos os muníci-
                                          pes do maciço tinham portas abertas no Remanso.
                                          As visitas de colégios eram constantes, políticos que
                                          visitavam a região, os prefeitos traziam-nos com or-
                                          gulho para almoçar no Remanso. Inteligentemente
                                          mantido pelo Chico Martins, que sempre que podia
                                          ia junto. (as quadras lotavam). Ah, tinha também
                                          um time feminino, este talvez o primeiro do Brasil.
                                          Mais detalhes sobre o feminino, noutra oportunidade...

Bem isso era só para "bater o centro" (começo do "jogo " que derrotava todo mundo que aparecia com ideia de tocar um hotel em cima do maciço de Baturité em 1964.. Na vida serrana de então era como dizia Vinícius de Morais "o buraco é mais em baixo", ele teve fazer os "degraus" para poder pisá-los, Para o negócio dos homens acontecer e incorporar se ao cotidiano do povo da terra para poder trazer os futuros senhores e senhoras hóspedes de fora. Por questão de vida ou morte para  o negócio tinha que criar soluções. Realçando o seu tino para a coisa somente 40 anos depois Lair Ribeiro interpretaria este "timing" como: "na "CRISE tire o "S" CRIE!)    WE foi o que foi feito... das instalações de um prédio familiar, ele saiu formando os primeiros equipamentos  de um hotel. Da cozinha e da sala de visitas desta casa  fez o restaurante, esta casa possuía 5  quartos residenciais transformados em apartamentos e outra abaixo e a direita mais 4 quartos.. Obs..: Tempos muito difíceis para acontecer o primeiro hotel no maciço do Baturité, que até então era conhecido somente como produtor de café, banana e chuchu. Sendo exímio no ramo Chico Martins aceitou o desafio perante a diretoria fazer o investimento deles virar um Hotel de Serra no município de Guaramiranga com todas as dificuldades de quase meio século  atrás. Isto era uma utopia..O sítio chamava-se Granja Remanso e possuía duas casas, dois lagos, uma quadra e uma capela. Chico Martins, aceitou o desafio como parceiro no negócio na condição de arrendatário.  E não perdeu tempo logo espalhou a ideia em todas as cidades da Serra e que queria contar com o apoio de todos, o que não lhe foi negado a base de muita amizade esculpida uma a uma com o povo bom da serra, boa convivência, nada de verbas de apoio, muito menos incentivos de desenvolvimento.   Possuidor nato do talento de relações públicas, entre outros, foi fundamental para  a consolidação do Remanso Hotel de Serra no maciço, ele estabeleceu uma política de interação constante com todos os municípios da comunidade serrana.   Ele me confidenciou que as vezes as dificuldades eram tão grandes que só faltava arrancar os cabelos da cabeça, buscando uma solução.   E Deus os abençoou, vencido o "pedregulho",(a fase mais difícil) hoje o Remanso hospedou e hospeda muita gente que nasceu e se criou acostumado com o conforto,  a qualidade de vida e a paz da Serra de Guaramiranga.
                                                                         
Conceição e Ronath Martins, sem monotonia para as hóspedes, acompanhando-as, em agradável passeio pela Guaramiranga de então... que já contava com bom frio e belos jardins...
(ao fundo se vê a igreja matriz da cidade)
    A mais de cinco décadas com o caminho aberto pelo Remanso, a Serra inteira  tem como grande movimento de negócios o turismo, que impulsiona todas as outras atividades de negócios da região.   Graças a Deus acima de tudo,  a seu Chico Martins, dona Conceição que estavam na frente de "batalha", e os empresários de visão que tiveram a ideia de comprar o então sítio Granja Remanso com a intensão de torná-lo um hotel.::Sr. Carlos de Paula, Cel Manassés Pontes, Dr. Osmundo Pontes, Dr Egberto Guilhon, Dr. Oswaldo Rizato     Atualmente o Remanso Hotel de Serra, na Presidência sempre presente de Dr. Osmar  e Carolina Pontes e valorosa equipe continuam fazendo bonito, neste que ás vésperas de completar 50 anos de desenvolvimento no setor turístico nos orgulha muito.   Principalmente  por termos  com muitos outros valorosos apoiadores (vários já de saudosa memória) transformá-lo uma realidade.   É incontestável a grandeza dos esforços, de Chico Martins à época com 29 anos de idade, possuidor nato de grande talento realizador e  capacidade de "se virar nos 30!" Como se diz hoje.   Pois dez projetos hoteleiros com muito dinheiro havia se tentado e nenhum decolou!   E dez profissionais antes dele não conseguiram, não por falta de esforços, transformar o antigo sítio Granja Remanso, no Remanso Hotel de Serra consolidado e conhecido nacionalmente em 7 anos, quebrando recordes de vendas de ações e hospedagens vindo àquela época hóspedes direto do Rio de Janeiro.  Para tal com todas as dificuldades de então, quando na Serra em vez de ônibus circulavam ainda os antigos "mixtos" do José Pinheiro, assim que grafavam, mistura de cargueiro com o que viria a ser um ônibus de passageiro. se estabeleceu com a família no local durante todos estes anos de começo fazendo da árdua missão a sua vida!   Conhecido que se tornou no meio, recebeu convite de vários empresários que visitavam-no no  Remanso com o intuito de levá-lo para capitanear implantação grandes negócios de turismo em outros estados do Brasil., mas o mesmo não desviou o foco do que estava fazendo e muito bem feito na serra do Guaramiranga.   Em 1972, deu por concluída a sua missão,   Anos depois aceitou outro desafio vitorioso!   Com uma série de melhoramentos administrativos, levou o então Recreio Clube de Campo na Lagoa Redonda, a níveis de deixar qualquer investidor cantando de alegria, contratar numa só festa 70 garçons, comprar de caminhões de refrigerantes e receber mais de 7.000 brincantes.   Até nos dias de hoje, uma marca excepcional e que faz decolar qualquer negócio do ramo.   Mas, aí é história pra ser contada em outro capítulo da sua excepcional vida profissional!




Todos muito seguros de si ao lado da nossa rainha: Beto Bola dentro do jipe, eu perfilado, e os Pioneiros do turismo no maciço do Baturité dona Conceição e seu Chico Martins; Foto de aproximadamente 1966. (Foto histórica do começo do Remanso Hotel de Serra. . (Esta foto é na frente do Bloco A). (Colaboração da foto Beto Bola )   
PARABÉNS A TODOS, QUE MESMO NUM SÓ FIM DE SEMANA JÁ SE APAIXONARAM, POR ESTE HOTEL DE HISTÓRIA DE FAMÍLIAS.   MUITA GENTE QUE VIU ISTO HOJE FOI GERADO NO REMANSO, FRUTO DE LUA DE MEL DOS SEUS PAIS. bEM EU MOREI 7 ANOS DA MINHA ADOLESCÊNCIA VIVENDO COM MINHA FAMÍLIA NO REMANSO E ENTORNO, ESTUDANDO NO PACOTI... HOJE FAZEM 56 ANOS QUE CHEGAMOS AO SÍTIO GRANJA REMANSO.   QUE O SEU MARTINS COMEÇOU COM UMA LAMBRETA,
ERA O ARRENDATÁRIO E ADMINISTRADORDA SEDE COMMUITO SUFOCO,BOTA SUFOCO NISSO,MAS,MUITA AJUDA DE DEUS TORNOU JUNTAMENTE COM DIRETORES QUE COM O TEMPO SENTIRAM QUE ESTAVA HAVENDO CRESCIMENTO, AS VENDAS DAS AÇÕES CRESCERAM, TORNANDO O  NEGÓCIO VIÁVEL, COMEÇARAM A AMPLIAR O REMANSO, CONSTRUINDO O COMPLEXO DO RESTAURANTE, EM SEGUIDA O PRÉDIO DO BLOCO A... AÍ, REMANSO JÁ ERA HISTÓRIA.   
Conceição (de luto da sua mãe) e Francisco Martins,com a prole Regina Márcia, Roberto e Robinson Martins.Na então pacata praça principal de Pacoti. (Ano 1964)
Acima à frente do então recentemente construído confortável restaurante, pela diretoria do Remanso, cujo diretor presidente era o Dr Egberto Guilhon. (Local onde hoje é a agradável piscina e respectivo "deck")








CLIQUE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário